GESTÃO DE PROJETOS


domingo, 28 de junho de 2009

Ciclo de vida do projeto

O gerente de projeto pode dividir os projetos em fases para obter melhor controle gerencial com ligação adequada com as operações da organização executora. Estas fases são conhecidas como ciclo de vida do projeto. Muitas organizações identificam um ciclo de vida específico para ser usado em todos os projetos.
A definição do ciclo de vida pode ajudar o gerente de projeto a esclarecer se deve tratar o estudo de viabilidade do projeto como a primeira fase do projeto ou como um projeto autônomo separado.
De um modo geral, as fases do projeto apresentam as seguintes características:

Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos (deliverables), como estudos de viabilidade ou protótipos funcionais;
No início de cada fase, define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução;
O fim da fase é marcada por uma revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento;
Uma fase começa quando termina a outra. Quando há overlapping entre as fases, chamamos essa prática de "fast tracking". Nesse caso, começa-se a trabalhar nas próximas fases do projeto antes do fim da fase corrente (entrega e revisão dos produtos);
Os custos são geralmente crescentes à medida que a fase avança;
Os riscos são geralmente decrescentes à medida que a fase avança;
A habilidade das partes envolvidas alterarem os produtos de cada fase é decrescente à medida que a fase avança;
Cada indústria apresenta diferentes fases específicas para seus projetos, sendo que muitas têm suas fases detalhadamente descritas, em padrões.
As fases do ciclo de vida não são necessariamente iguais aos grupos de processo de gerenciamento de projetos, mas para simplificar alguns autores consideram os dois conceitos de forma equivalente.


  1. Iníciação

  2. Planejamento

  3. Execução

  4. Monitoramento ou Controle

  5. Finalização
A transição de uma fase no ciclo para outra normalmente envolve uma entrega. A definição do ciclo varia de organização para organização e mesmo dentro da organização pode ser adotada de maneira diferente.
Os ciclos de vida definem :
-Que trabalho deve ser realizado em cada fase;
-Quando as entregas devem ser geradas;
-Quem esta envolvido em cada fase;
-Como controlar e aprovar cada fase.


As fases normalmente são sequenciais, níveis de custo e de pessoal são baixo no início atingem o valor máximo nas fases intermediárias e caem próximo a finalização. O risco é maior no início, as capacidades das partes interessadas de influenciarem as características finais é mais alta no início e torna-se cada vez menor na medida que o projeto continua.


O término e a aprovação de um ou mais produtos caracteriza uma fase do projeto. Produto é o resultado mensurável de um trabalho.

Referências:
[1] PMBOK, terceira edição.
[2] WIKIPEDIA

6 comentários:

  1. Bom dia Manoel,

    Meu nome é Samuel Frank, estou iniciando na área Gestão. O esquema acima(que se assemelha a um cronograma)representa um modelo cascata?
    Poderia me indicar uma bibliografia básica e uma completa sobre gerenciamento de projetos?

    samuelfrank.i9@gmail.com.

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Super legal a explicação! Sou concurseira e adorei ver tudo assim resumido! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. O jardineiro é Jesus, e as arveres somo nozes

    ResponderExcluir
  4. As a project manager, I use Scrum in my projects. The Guide to Scrum Body of Knowledge by SCRUMstudy provided a complete reference for the Scrum project I am working with. It is a very good book and extremely readable. I really liked sections on risk and quality. The tools mentioned in the processes were very helpful. I highly recommend this book if you are planning to implement Scrum in your organization. You can go through the first chapter available on www.SCRUMstudy.com

    ResponderExcluir
  5. Another way to future proof your career is to always keep acquiring new skills and get certified. PMP Certification is grt if you're at a project management level or aspire to be in http://www.pmstudy.com has a great free test if you'd like to gauge your project management knowledge.

    ResponderExcluir